Será que vale à pena fazer investimentos em design?
Vou abordar o tema, não só porque sou profissional da área, mas também como consumidor. E como esse assunto é bastante importante para todos nós, espero que esse texto possa fazer com que você comece a olhar para o design com uma maior compreensão e entenda a sua relevância para o mercado e para a sociedade.
Ao longo de muitos anos, achava-se que o design cuidava apenas dos elementos visuais de uma marca, produto ou serviço. Mas ele é parte da gestão estratégica das empresas. O design participa nas particularidades funcionais, estratégias de vendas e no posicionamento de mercado. E ainda digo mais, ele também participa na construção dos aspectos visuais e estéticos de marca.
O design desenvolve soluções inteligentes, criativas, econômicas e inovadoras para atender as necessidades das empresas, interferindo positivamente na comunicação entre a empresa e seus clientes. Ele ainda contribui para divulgar serviços ou produtos, estabelece parâmetros de identificação visual, desenvolve produtos mais ergonômicos, sustentáveis e muitos outros.
O design trabalhando com companheiros da publicidade, marketing e administração, soma-se uma grande força na gestão de marcas de produtos e/ou empresas. Consequentemente a visibilidade se expande, com grandes chances de resultar no aumento das vendas. Isso não quer dizer que você vá vender mais, mas sim que as chances aumentarão significativamente.
Existem muitas razões para investir em design e que isso não é exclusivo das grandes empresas. Pequenas empresas, micros e até mesmo MEI’s podem e devem investir sem preocupação, pois há soluções para todos os tamanhos. Mas lembre-se, procure profissionais qualificados, com referências e portfólio, a imagem da sua empresa, produto ou serviço não pode ficar nas mãos de qualquer pessoa.
Vejam algumas razões para investir em design:
- Cria novos produtos ou adaptar às necessidades dos seus consumidores ou mercado, aumentando o leque de opções possibilitando novas alternativas de escolha para seus clientes e a expansão do seu negócio ampliando o portfólio da sua empresa.
- Planeja projetos executando da melhor maneira para diminuir perdas, direcionando melhor os investimentos reduzindo prejuízos. Assim, gerando mais sustentabilidade e trazendo mais recursos financeiros.
- Ajuda no comportamento de compra dos consumidores com um design bem elaborado, um produto com um “melhor design” vira objeto de desejo, modifica hábitos de consumo e faz com que clientes o prefiram ao invés de seus concorrentes. Pois, produtos atraentes vendem mais.
- Estabelece características visuais específicas para uma marca, produto ou serviço, dando personalidade ao seu negócio. Com isso, o consumidor consegue distinguir e escolher a sua marca no lugar de outra.
- Oferece credibilidade, pois as pessoas desconfiam de um produto com um “designer ruim”, a prova é que o termo “design” sempre está associado aos bons produtos. E isso sempre irá interferir na escolha de compra de um produto.
- Cria fidelidade produzindo uma relação de afetividade dos consumidores em relação aos produtos de sua preferência. O fato é que as pessoas preferem comprar algo que lhes pareça ‘mais bonito’, ‘mais moderno’.
Indiscutivelmente, afirmar que o design modifica a vida das pessoas, melhora a reputação de uma empresa, oferece conforto, apresenta valor, faz com que torne algo especial, isso não tem como negar. Então, foi visto que contratar um designer não é custo, mas sim um investimento. E que sendo feito um bom trabalho o retorno dos benefícios é bem mais que financeiro, será de valores que o dinheiro não poderá pagar.